Dissertação de mestrado apresentada por Reginaldo Luiz Nunes Ronconi ao Departamento de Arquitetura da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo em 1995, com orientação do Prof. Dr. Carlos A. F. Martins.

Acesse aqui o arquivo: Dissertação de Mestrado – Reginaldo Ronconi

[Resumo]

“Este trabalho mostra o desenvolvimento de um programa de habitação popular, no âmbito da cidade de São Paulo, onde o processo de administração da obra foi realizado pelos próprios usuários, organizados em associações, e empregando o próprio trabalho como parte da mão-de-obra necessária, em regime de mutirão.

Desenvolvido pela administração municipal, o programa FUNAPS COMUNITÁRIO, possui aspectos de interesse para a formatação de políticas públicas e que estão presentes neste texto, na forma da regulamentação criada e da estrutura utilizada.

Trilhando um caminho historicamente apontado para a conquista de um espaço participativo, os movimentos sociais urbanos do município, tiveram a oportunidade de desenvolver uma evoluída e robusta experiência de autogestão, mostrando a legitimidade política da sua proposta e a viabilidade técnica e econômica da organização da produção nesses moldes.

É importante também a participação de arquitetos, engenheiros, trabalhadores da área social, advogados, que fazem parte de organizações que se especializaram no trabalho de assessorar tecnicamente as associações que realizaram os mutirões.

Estão organizados, nessa dissertação, esses diversos aspectos, que evidenciam a existência de processos de organização comunitária da força de trabalho, com incorporação de tecnologia, com avanços sociais.”