Por CAU/RJ.

A revista Produção Habitacional Solidária: panorama internacional foi lançada nesta segunda-feira, 25 de novembro, na abertura do Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, que acontece no Rio de Janeiro de 25 a 27 de novembro. A obra reúne as principais contribuições de evento homônimo à publicação, realizado em julho de 2018. Com organização das arquitetas e urbanistas Luciana Ximenes e Thais Velasco, a revista é uma realização do CAU/RJ e do Observatório das Metrópoles (Ippur/UFRJ).

Clique aqui para baixar a versão digital da revista

A publicação é parte do projeto de pesquisa “Produção Cooperativa de Habitação com uso de Inovação e Tecnologia Social para a Provisão de Moradia para Populações de Baixa Renda”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo investigou experiências habitacionais, a fim de detectar transformações do ambiente urbano, baseado na organização comunitária e formação de cooperativas. As análises foram feitas através do Minha Casa Minha Vida, no caso brasileiro, e de produções de moradias cooperativas na Suíça, Alemanha, Japão e Etiópia.

O Seminário Habitacional Solidária: Um Panorama Internacional, promovido pelo CAU/RJ, foi um marco para apresentação das conclusões da pesquisa. De acordo com o presidente do Conselho, Jeferson Salazar, a parceria nesta publicação reflete uma das missões da autarquia: promover arquitetura e urbanismo para todos. “Seguimos, então, no objetivo de conhecer a história de outros povos igualmente trabalhadores e suas lutas pelo direito ao acesso à terra, à moradia digna e ao direito à cidade. Assim o conhecimento sobre as experiências internacionais nos serve para pensar a nossa história”, afirmou Jeferson.