A UNMP participou de Reunião de Grupo Latino Americano de Produção e Gestão Social do Habitat, de 19 a 21 de agosto de 2019, na cidade de Tequisquiapan, no México. O grupo é uma iniciativa da Coalizão Internacional do Habitat. Participaram cerca de 50 representantes de organizações de 11 países latino-americanos.
Na pauta, discutimos a conjuntura política de cada país, os avanços e retrocessos das iniciativas de Produção e Gestão Social do Habitat. Vimos também os riscos do avanço da política neoliberal sobre os povos e a natureza.
A representante da UNMP, Evaniza Rodrigues, levou a denúncia sobre os retrocessos do atual governo brasileiro e a iniciativa do projeto de lei da autogestão.
A atividade foi realizada na Cooperativa “Cosechando Juntos lo Sembrado“, que acolheu os participantes e apresentou a experiência de cooperativa de crédito e de apoio à melhoria habitacional. No último dia, o grupo de Saúde e natureza convidou a todos para uma cerimônia de agradecimento à natureza.
Veja aqui a Declaracion Final PSH2019, aprovada pelos participantes. O grupo também aprovou um manifesto contra a criminalização dos movimentos sociais no Brasil.