A União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e a União Nacional por Moradia Popular lançaram, em 18/9, a Cartilha de Autogestão em Habitação (acesse aqui a cartilha) e a Revista da Produção de habitação em Autogestão (leia sobre o tema e acesse a revista aqui). A Cartilha é um material de apoio à formação para grupos de base, com os conceitos e a organização popular para a produção habitacional autogestionária que defendemos e praticamos.

Com o objetivo de apresentar o conteúdo sobre Autogestão em Habitação de forma simples e objetiva, a Cartilha traz textos simplificados e ilustrados, para amplo acesso, e que possa ser utilizada como instrumento de apoio às ações de formação do movimento de moradia, e para o público interessado em conhecer a proposta do processo autogestionário na produção habitacional.

Visa também defender o direito de interferir e de participar na política de forma ativa, com a gestão coletiva e democrática dos recursos públicos, afirmando amplamente a autogestão como um dos princípios defendidos pela União Nacional por Moradia Popular.

Em momentos de retrocessos, como o que estamos vivendo, é importante reafirmar a importância do protagonismo popular na construção de alternativas para as políticas públicas, bem como a moradia como direito e não como mercadoria.

Além da Cartilha, a Revista traz a apresentação de 56 projetos habitacionais de movimentos da UNMP, desenvolvidos com autogestão, no âmbito dos programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida Entidades. Os materiais contaram com a participação de diversas lideranças e assessorias em sua elaboração e com o apoio da Fundação Ford.

Acesse aqui a Cartilha!