A União Nacional por Moradia Popular – UNMP, em parceria com a União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior – UMM-SP e com apoio da Fundação Ford e da Ambiente Arquitetura, realizou o curso Autogestão na Produção da Moradia na cidade de São Paulo nos dias 26 e 27 de novembro com o objetivo de reunir gestores populares, assessorias técnicas e responsáveis por projetos habitacionais autogestionários do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Estiveram presentes lideranças populares da cidade de Taboão da Serra, na região oeste da Grande São Paulo, e coordenadores da UMM-SP e da UNMP, além da equipe técnica da Ambiente Arquitetura.

A proposta autogestionária propõe a melhoria das capacidades econômica, social e política dos setores populares. Além disso, a ação autogestionária empodera a comunidade, qualificando sua interlocução e a prepara para os enfrentamentos com o poder público.

Entre os conteúdos abordados na capacitação, destacamos a ênfase nos processos participativos na tomada de decisões, na partilha de responsabilidades e na prestação de contas. Vamos trabalhar as diversas etapas do processo, como trabalho social, pós-ocupação, elaboração e aprovação de projetos, planeja-mento da obra (orçamento, QCI, PLS e medições), contratações, compras, contratos e os processos de legalização, entre outros.

Queremos avançar na caracterização e socialização de práticas, assim como melhorar nossas ações e fortalecer a autogestão em habitação em nosso país. Vejam aqui as fotos: