Esse Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São Paulo, de autoria da Arquiteta Mariana Evelyn de Souza Inada, consiste em um estudo qualitativo da pós-ocupação de um conjunto habitacional construído em regime de autogestão com mutirão: o empreendimento José Maria Amaral e Florestan Fernandes.

O projeto foi desenvolvido e acompanhado pela assessoria técnica Ambiente Arquitetura, administrado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e operacionalizado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida – Entidades. O objetivo é analisar os processos de autogestão na materialização da moradia e no legado de luta pela moradia digna.

Compôs a metodologia, contextualizações sobre o histórico da luta pela moradia e a produção em autogestão; conceituações sobre a avaliação de pós-ocupação em habitação de interesse social e a aplicação de uma avaliação pós-ocupação no empreendimento citado, com uma abordagem qualitativa. Dos resultados obtidos, está a satisfação dos moradores participantes na pesquisa em relação ao bairro, ao condomínio, ao apartamento e o impacto direto em suas vidas, além do legado construído a partir da materialização da luta.

Veja aqui o texto completo