A União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e a União dos Movimentos de Moradia (UMM-SP) realizaram o Seminário Nacional ‘Trabalho Social na Produção da Habitação Autogerida’, nos dias 10 e 11 de Novembro de 2016, em São Paulo.

Veja aqui a  Sistematização e apontamentos feita pelo NEMOS-PUC SP.

Veja os videos das Mesas de Trabalho:

Seminário Nacional de Trabalho Social na Produção da Habitação Autogerida | Dia 1 | Mesa Abertura https://youtu.be/aNxB_X5e8-Q

Seminário Nacional de Trabalho Social na Produção da Habitação Autogerida | Dia 1 | Mesa 1 https://youtu.be/jx0AmBib5-I

Seminário Nacional de Trabalho Social na Produção da Habitação Autogerida | Dia 1 | Mesa 2 https://youtu.be/lbBNo9tJqUY

Seminário Nacional de Trabalho Social na Produção da Habitação Autogerida | Dia 1 | Mesa 3 https://youtu.be/3rgvZGOwwzo

Nosso objetivo foi discutir, refletir e apresentar propostas para um trabalho social comprometido com os movimentos sociais e com a produção da habitação autogestionária. Estiveram presentes lideranças sociais dos movimentos filiados à UNMP

O trabalho social é um componente da política de habitação. Essa política, assim como outras políticas sociais, se configuram em campos de disputas entre interesses da sociedade capitalista e os interesses coletivos. Nesse sentido e diante da conjuntura golpista de avanço do neoliberalismo que enfrentamos, torna-se eminente nossas discussões na defesa do trabalho social na habitação autogestionária.

O trabalho social na autogestão visa tanto a participação de todos na totalidade do processo quanto a continuidade dessa organização para a vida comunitária. Além disso, traz os valores políticos da organização e da mobilização vinculados à visão de mundo daquele movimento social. Os movimentos populares possuem suas estratégias de mobilização, seu histórico e suas formas de pressão e de luta. O Trabalho Social deve partir desse acúmulo, bem como das experiências anteriores do grupo e é imprescindível na construção de ideários compartilhados pelos integrantes desses grupos.

A autogestão na produção habitacional é uma das principais bandeiras do movimento, junto com a luta na defesa por cidades mais justas e igualitárias. Para nós, a autogestão na habitação corresponde a ações em que a produção habitacional ou a urbanização de uma área se dá através do controle da gestão dos recursos públicos e da obra pelas famílias dos movimentos populares e associações. É a própria comunidade gerindo o processo da produção da solução de sua habitação e sendo protagonista desta ação.

Nossas principais discussões nesse Seminário serão relacionadas à participação do trabalho técnico social nesse processo. Falamos do controle social em todas as etapas da produção da moradia até a organização da vida comunitária e como nossa atuação contribui não só para a construção de moradias com mais qualidade, mas também para a construção da vida comunitária, da busca por qualidade de vida a partir dos movimentos populares onde se pode inclusive buscar outros projetos societários.

 

Veja aqui as fotos dos dois dias de seminário: