A União Nacional por Moradia Popular – UNMP e a União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior – UMM-SP, com o apoio da Fundação Ford, realizaram o Curso de Capacitação de Lideranças para Autogestão em Habitação na região sudeste da cidade de São Paulo-SP. O curso aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro de 2016 e teve a intenção de difundir e fortalecer a proposta autogestionária da produção da moradia.

O objetivo é sensibilizar e capacitar lideranças de base dos movimentos que atuam na produção habitacional autogestionária, difundir conceitos e compartilhar ferramentas e experiências entre os participantes.

Entendemos a autogestão como uma proposta política de fortalecimento das lutas populares e de organização. Além de construir moradias de melhor qualidade, queremos  construir comunidades ativas e mobilizadas.

Também queremos qualificar nossa atuação e fazer propostas para a melhoria do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, no sentido de reconhecer a trajetória, os princípios e a prática dos movimentos populares organizados, neste momento em que esta linha programa encontra-se ameaçado

O Curso é parte do Projeto “Fortalecimento e Difusão da Autogestão Habitacional” desenvolvido pela UNMP e pela UMM-SP e está sendo realizado nas 5 regiões brasileiras.

Confira aqui as fotos dos dois dias de curso: