Organizado por Renata Miron de Aguiar e Thais Velasco

Colaboração de Angela Amaral, Maria Isabel Nobre de Sousa Cabral, Clenivalda Santos,Cleonice Dias dos Santos Hein, Henrique Salva Geddo, Juliana Avanci, Nicole Ferreira, Paula Paschoal, Raissa Pignoni, Ricardo Gaboni e Rosangela Paz

Em 2023, a “Ambiente Trabalhos para o Meio Habitado”e a “União Nacional por Moradia Popular” uniram-se para realizar, na cidade de São Paulo, o debate dos direitos sociais e do papel das assessorias técnicas. Realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), o seminário intitulado “QUAL O LUGAR DAS ASSESSORIAS TÉCNICAS NA LUTA POR GARANTIA DE DIREITOS?”

O evento reuniu, durante dois dias, lideranças do movimento social, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas, todos comprometidos com a reflexão e a ação em prol da garantia de direitos., e contou com a parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, através do edital de ATHIS de 2022, e com o apoio da Ford Foundation, FAUUSP, Misereor e INCT Observatório das Metrópoles.

Os textos que compõem esta publicação são frutos das discussões e debates realizados durante o seminário. Eles abordam diversas pers- pectivas e experiências, revelando a complexidade e a importância das assessorias técnicas na efetivação de direitos. As reflexões aqui presentes destacam como essas assessorias podem atuar junto da população, aliando o conhecimento técnico e as políticas públicas, com a finalidade de potencializar a luta por uma sociedade mais justa.

BOA LEITURA, COMPANHEIRADA!