A União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e a União Nacional por Moradia Popular lançaram, em 18/9, a Revista da Produção de habitação em Autogestão (acesse aqui) e a a Cartilha de Autogestão em Habitação e (leia sobre o tema e acesse a cartilha aqui). A Revista apresenta 56 projetos habitacionais de movimentos da UNMP, desenvolvidos com autogestão, no âmbito dos programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV-E).

Desde 2009, com a criação do MCMV-E, a UNMP tem sido uma das protagonistas na conformação do programa e em seu aprimoramento, assim como na implementação de empreendimentos habitacionais autogestionários. No atual momento, no entanto, temos nos organizado na defesa desses princípios, na resistência contra o desmonte das políticas públicas, contra o corte de investimentos nas áreas sociais e contra a proposta privatista que também invade a política de habitação. É neste contexto que apresentamos esta revista, com exemplos concretos de como a organização popular continua produzindo territórios de utopia, que se renova na organização de cada grupo, cada mutirão, cada nova moradia construída coletivamente.

Em momentos de retrocessos, é importante reafirmar a importância do protagonismo popular na construção de alternativas para as políticas públicas, bem como a moradia como direito e não como mercadoria.

Além da Revista, a Cartilha é um material de apoio à formação para grupos de base, com os conceitos e a organização popular para a produção habitacional autogestionária que defendemos e praticamos. Os materiais contaram com a participação de diversas lideranças e assessorias em sua elaboração e com o apoio da Fundação Ford.

Acesse aqui a Revista!