Em 10 e 11 de novembro, a União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e a União por Moradia Popular do Maranhão (UNMP-M) promoveram o curso Autogestão na Produção da Moradia, em São Luís, MA. A formação, voltada para lideranças e militantes da luta pelo direito à moradia, trouxe conceitos sobre a autogestão na produção da moradia e compartilhou experiências autogestionárias de movimentos, ocupações e associações.

A autogestão na habitação é a proposta de que a própria comunidade faça toda gestão do processo de solução para sua habitação. É a comunidade organizada, em movimentos populares, associações e cooperativas, que decide a solução para sua própria habitação, seja em ações de produção habitacional ou na urbanização dos territórios em que vivem. Defendemos a participação popular em todas as etapas relacionadas à conquista da moradia: a definição do terreno, o projeto, a escolha da equipe técnica ou as formas de construção, além do controle dos recursos públicos e da obra pela própria comunidade.

O curso aconteceu no Sindicato dos Bancários, localizado na Rua do Sol, 413/417, Centro de São Luís. Mais informações no email: uniaopormoradia@hotmail.com

Confira a programação do curso:

Confira aqui o conteúdo utilizado nas apresentações e grupos de trabalho:
Apostila: Apostila Curso de Autogestão
Painel: A experiência da autogestão na vida e na obra.
Aula: Participação, Tomada de Decisão, Prestação de Contas e Responsabilidades.
Grupo 1: Trabalho Social e Pós ocupação
Grupo 2: Elaboração de ProjetoQualidade e Parâmetros de Projeto, Frentes de Trabalho e Prazos e Orçamento, QCI, PLS e Medições.
Grupo 3: Aspectos Formais da Autogestão e Comissões de Trabalho, Administração de Obra e Administração da EO

E aqui as fotos do nosso curso e da visita ao Empreendimento Magno Cruz da UMP-MA! Viva a luta da moradia no Maranhão!